Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Nossa Paixão


Fundado no dia 3 de fevereiro de 1914, por um grupo de jovens, o nome do time é uma homenagem à Igreja de Santa Cruz, em cujo pátio costumavam jogar, já que naquela época não existiam campos.

   Possui enorme rivalidade com outros dois clubes. São eles, o Sport , com quem faz o “Clássico das Multidões” e com o Náutico, com quem disputa o “Clássico das Emoções”.

   O Santa sempre foi polêmico, contestador.Desde cedo, possuía em seu elenco jogadores negros, o primeiro deles, ainda no início do século XX, foi Teófilo Batista de Carvalho, o “Lacraia”.
                                                   

    Hoje parece sem sentido, mas era uma coisa rara naquela época. Por esta e outras atitudes do clube, o Santa foi se tornando cada vez mais popular.

                                       

   E para caber toda essa gente, na década de 1970 foi inaugurado o estádio “José do Rego Maciel”, ou como é mais conhecido, o “Arruda”.


                                     

     A partida inaugural do Arruda ocorreu em 1972, contra o Flamengo (RJ), terminando em um empate sem gols , diante de 47.688 pagantes.

  Hoje, o Arruda é um grande aliado do time, com sua torcida marcando presença, independente da colocação do time, nas tabelas.

     Em 1975, o Santa chegou a semifinal do Campeonato Brasileiro depois de ter eliminado o Palmeiras (na época a “Academia”) e o Flamengo, em etapas anteriores. Perdeu a vaga para a final para o Cruzeiro, em jogo marcado pelos erros de arbitragem do famoso Armando Marques. Abaixo a foto do time da época, retirada do excelente blog: www.blogdosantinha.com .



   Seu mascote é a cobra coral, com as já imortais cores do time, mas vale lembrar, que o Santa Cruz nasceu alvi-negro, só adotando depois o vermelho para se diferenciar de seu rival local da época, o Flamengo.

     Se por um lado o time está sempre na briga pelo título estadual, o mesmo não pode ser dito sobre o torneio nacional, prova de que também no futebol, existem reflexos da desigualdade social entre as regiões do nosso país.

     Após uma boa participação nas décadas de 70 e 80, o Santa Cruz passou um tempo na Segundona e só em 1999 a torcida coral pode comemorar o retorno à Série A do Brasileirão, com o Vice-campeonato da Segundona.


    Outro acesso memorável à série A, aconteceu em 2005, quando o time terminou como Vice-campeão da competição.

Entretanto, em 2006 começou um novo calvário para time e torcedores. Na série A do Brasileiro, o Santa acabou rebaixado para a Série B novamente.

    Em 2007 , além de não ir bem no Campeonato Pernambucano e ser eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, teve uma campanha pífia na série B, levando o clube para a Terceira Divisão do Brasileiro de 2008.

Em 2008, novamente foi eliminado da Copa do Brasil, na primeira fase, e teve de disputar o Hexagonal da Morte do Campeonato Pernambucano, para se livrar do rebaixamento estadual. Na Série C, sua última chance do ano para se recuperar, fez o impensável… Foi rebaixado para a então criada série D, que inauguraria-se em 2009.

   O Santa Cruz disputou em 2009 a recém-criada Série D, sendo eliminado precocemente na primeira fase.Além disso, não conseguiu conquistar o Campeonato Estadual, assistindo  o rival Sport ser Tetra-Campeão Pernambucano. Um ano ingrato para a maior torcida de Pernambuco.

    Em 2010, era esperado que o Tricolor do Arruda voltasse a brilhar. Porém, o calvário de maus momentos persistiu, e o Santinha teve que se contentar com 3º Lugar no Campeonato Pernambucano de Futebol. Mesmo assim, o Santa ainda conseguiu mostrar que time grande, nunca morre. Eliminando o Botafogo-RJ da Copa do Brasil, em pleno Engenhão.Esta que, a única alegria tricolor do ano, pois continuou na Série D, sendo eliminado pelo Guarany de Sobral.

    Novamente eliminado em 2010, desta feita, na segunda fase, o Santa Cruz voltou a se classificar para a série D em 2011, através do campeonato estadual. E, mais uma vez, reacende a esperança da torcida tricolor numa volta aos caminhos de glórias.

    Após 5 anos, como mero coadjuvante no campeonato estadual, o Santa Cruz volta a ser campeão estadual. Novamente contra o Sport, algoz tricolor no ano de 2006.
     O ano de 2011 foi maravilhoso para a massa tricolor, a cobra coral conseguiu sair da Série D. Sendo Vice-Campeão Brasileiro da competição.


TÍTULOS


Intercontinentais

  • União EuropeiaOlympic rings.svg Fita Azul Internacional: 1

Regionais

  • Trophy(transp).png Torneio Hexagonal do Norte-Nordeste: 1

Estaduais

  • Bandeira de Pernambuco.svg Campeonato Pernambucano: 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário