Páginas

sábado, 10 de março de 2012

A inesquecível campanha na Série B - 2005

UMA TRAJETÓRIA INCONTESTÁVEL


A campanha do Santa Cruz, em todo o Brasileiro da Série B, foi de causar inveja. Em 33 jogos, a equipe tricolor conquistou 19 vitórias, 7 empates e apenas 7 derrotas.


Irretocável. Esta palavra poderia definir a campanha do Santa Cruz na Série B ? Não, nem tanto! O tricolor não foi tão perfeito durante toda a competição. Quem sabe: incontestável ? Ah! Essa sim. Essa palavra pode ser muito bem empregada para definir a trajetória coral. Uma campanha, de certa forma, invejável. E não é para menos. A equipe teve o artilheiro do campeonato - o atacante Reinaldo, com 16 gols - , a defesa menos vazada, um dos ataques mais positivos, venceu a fase classificatória com cinco rodadas de antecedência, foi líder do quadrangular semifinal e , só por um acaso, não chegou na frente na fase final quando se sagrou-se vice-campeã e conquistou uma vaga na elite do futebol brasileiro, em 2006.

O acesso do Santa Cruz à Série A do Brasileiro teve que ser aplaudido de pé. Um feito sim incontestável e invejado por todos os clubes da competição, deixando de fora o Grêmio, claro, que, por uma acaso do destino, saiu dos Aflitos com o título de campeão mesmo ficando atrás do tricolor pernambucano nas duas fases iniciais e também na classificação geral. O santa terminou com 64 pontos, enquanto que os gaúchos somaram apenas 59 pontos.

Só para se ter uma ideia da façanha coral neste brasileiro de 2005, na fase classificatória, o Santa Cruz jogou 21 vezes, obtendo 12 vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas. Um aproveitamento foi ainda melhor e chegou aos 72%. Foram seis jogos, quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. Só faltou a coroação na fase final. Mas aí o time oscilou um pouco. Mesmo assim, a média de aproveitamento ficou acima dos 55%. Em 6 jogos, o Santa conquistou três vitórias, um empate e duas derrotas.

Todos esse excelentes números são ainda mais expressivos quando computados os jogos dentro do Arruda. Em sua casa, a equipe coral foi, literalmente imbatível. O Santa de 2005 bateu todos os recordes que disputou. Foi o dono da maior invencibilidade nacional em jogos disputados em seu estádio. Foram 34 partidas sem saber o gosto da derrota, incluindo CAMPEONATO PERNAMBUCANO e COPA DO BRASIL. Achou pouco: Então, que tal saber que o Santa Cruz jogou 5 clássicos em 2005 contra Náutico e Sport e não perdeu nenhum deles?

Um time e uma campanha, no ano inteiro, invejável. Uma campanha que encheu de orgulho a grande nação tricolor. A imensa massa de torcedores que não ficou atrás da equipe e também bateu todos os recordes de público e arrecadação da Série B. Uma torcida empolgante, vibrante e apaixonada, que, acima de tudo, merece bater no peito com orgulho e dizer que torce pelo mais querido clube das multidões. O SANTA CRUZ, dentro e fora de campo foi, incontestavelmente o melhor.

A CAMPANHA EM SEIS JOGOS

BAHIA 2 X 4 SANTA CRUZ - DIA 10/06

Essa foi a primeira partida da afirmação. Em toda a sua história, o Santa nunca tinha vencido o Bahia na Fonte Nova. Carlinhos Bala teve uma atuação de rei ao marcar dois gols e comandar o show do time tricolor. Reinaldo e Andrade fecharam a goleada. O resultado deu moral e o time passou a ser respeitado dentro da competição

SANTA CRUZ 2 X 1 AVAÍ-SC - DIA 06/08

A última derrota do Tricolor do Arruda tinha sido, exatamente, contra o time catarinense no brasileiro de 2004. Além disso, a partida envolvia outros aspectos. A equipe coral poderia conquistar a vaga antecipada - com cinco rodadas - à fase semifinal da SÉRIE B. Peris e Reinaldo marcaram os gols da vitória. O Santa Chegou à incrível marca de uma ano sem perder no ARRUDA.

SANTA CRUZ 1 X 0 GRÊMIO - DIA 04/10

Um jogo chave do quadrangular semifinal. Difícil, de muita pegada e marcação, o Santa saiu vencedor depois que o lateral XAVIER soltou um torpedo sem defesa. O gol deu tranquilidade ao time. Essa vitória deixou a equipe em uma situação privilegiada na fase.


NÁUTICO 0 X 2 SANTA CRUZ - DIA 05/11

Depois de iniciar a fase final com dois tropeços, o Santa via-se na obrigação de vencer o rival. Com muita garra e força de vontade, o time arrancou uma excelente vitória, que encheu o time de moral e manteve o clube na briga por uma vaga na Série A. Os gols foram de Carlinhos Bala e Andrade, de falta.

SANTA CRUZ 1 X 0 NÁUTICO - DIA 13/11

Esses três pontos levaram a equipe coral à liderança do quadrangular final da Série B. Carlinhos Bala mais uma vez foi o carrasco dos Alvirrubros. Em uma partida bastante emocionante, o Santa mostrou toda a sua personalidade e fez uma de sua melhores partidas na competição.

SANTA CRUZ 2 X 1 PORTUGUESA - DIA 26/11

Esse jogo entrou para a história do clube. Será difícil o torcedor esquecer. A vitória, que consagrou o Santa na primeira divisão em 2006, veio da forma mais emocionante: de virada. O time coral saiu perdendo, mas, deu a volta por cima, ainda no primeiro tempo, com dois golaços de Reinaldo diante de 60MIL PAGANTES.




ELENCO 2005


Goleiros


Cléber e Anderson


Zagueiros


Valença, Carlinhos Paulista, Roberto, Adriano e Róbson Baiano.


Laterais


Osmar, Jamerson, Xavier e Peris.


Volantes


Neto, Andrade, Junior Maranhão, Edvan


Meio Campistas


Elvis, Lecheva, Rosembrick, Zada, Otacílio, Piá.


Atacantes


Carlinhos Bala, Leonardo, Reinaldo, Paulinho, Roberval.

ARTILHARIA DO TIME NA SÉRIE B

16 GOLS - REINALDO
13 GOLS - CARLINHOS BALA
4 GOLS - ANDRADE E LEONARDO
3 GOLS - ZADA
2 GOLS - JUNIOR MARANHÃO, PAULINHO E ROSEMBRICK
1 GOL - OSMAR, OTACÍLIO, PERIS, ROBERTO, VALENÇA , XAVIER




Nenhum comentário:

Postar um comentário