Páginas

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Seleção só perdeu uma vez em Pernambuco: para o Santa Cruz

Depois de três anos, a Seleção Brasileira volta a atuar diante dos torcedores pernambucanos. No estado,o Brasil está invicto diante de selecionados estrangeiros. Em oito partidas, foram sete vitórias e um empate. Mas contando os duelos contra clubes e combinados (mais oito jogos), a Seleção tem uma derrota no currículo. Para o Santa Cruz, em 1934.
Naquele ano, o selecionado fez uma escala em Pernambuco em setembro e outubro, na viagem de volta de navio da Itália, onde disputou a Copa do Mundo. Na qual fez apenas um jogo. Como o Mundial era eliminatório desde a primeira fase, a derrota para a Espanha por 3 a 1 tirou o Brasil da competição.
No retorno da Europa, o Brasil fez cinco amistosos em Recife. Nos quatro primeiros, o favoritismo da Seleção prevaleceu: 5 a 4 no Sport, 3 a 1 no Santa Cruz, 8 a 3 no Náutico e 5 a 2 na Seleção de Pernambuco. No último jogo, o adversário foi novamente o Santa. Mas o resultado foi diferente.
Em 10 de outubro, no estádio da Avenida Malaquias, o Tricolor pernambucano derrotou o time de Leônidas da Silva por 3 a 2. Zezé (dois) e Sidinho marcaram para o Santa Cruz. Patesko e Waldemar de Britto fizeram os gols do Brasil.

FICHA DO JOGO:


BRASIL 2 x 3 SANTA CRUZ
DATA - 10/10/1934
ESTÁDIO - Campo da Avenida Malaquias
CIDADE - Recife
BRASIL - Pedrosa; Rogério, Vicente; Ariel, Martim Silveira, Canalli; Átila, Waldemar de Brito, Leônidas da Silva, Armandinho e Patesko. Técnico: Carlito Rocha
SANTA CRUZ - Dadá; Marcionilo, João Martins; Zezé, Furlan, Ernani; Valfrido, Lauro, Chinês, Sidinho e Estevam. Técnico: Ilo Just
GOLS - Waldemar de Brito, Patesko (Brasil); Zezé (2), Sidinho (Santa Cruz)


Contra seleções, o primeiro jogo do Brasil na capital pernambucana ocorreu em 19 de maio de 82, quando a equipe treinada por Telê Santana empatou com a Suíça por 1 a 1, no Arruda. Gols de Zico (de pênalti) e Sulser.




Após o empate inicial, foram sete vitórias seguidas. As mais marcantes foram os 4 a 2 na Iugoslávia em 30 de abril de 86, com direito a três gols de Zico (um deles de placa – no vídeo acima) , e os 2 a 0 sobre o Paraguai, na Copa América de 89 (no vídeo abaixo). Quando o Brasil, com total apoio da torcida pernambucana após más atuações na Bahia, arrancou para o título da Copa América, que não conquistava havia 40 anos.
Jogos do Brasil contra seleções estrangeiras em Recife:
1 - Brasil 1 x 1 Suíça – Amistoso – 19/5/82 – Zico
2 - Brasil 2 x 0 Uruguai – Amistoso – 2/5/85 – Alemão e Careca
3 - Brasil 4 x 2 Iugoslávia – Amistoso – 30/4/86 – Zico (3) e Careca
4 - Brasil 2 x 0 Paraguai – Copa América – 9/7/89 – Bebeto (2)
5 - Brasil 6 x 0 Bolívia – Eliminatórias – 29/8/93 – Bebeto (2), Raí, Muller, Branco e
Ricardo Gomes
6 - Brasil 2 x 0 Argentina – Amistoso – 23/3/94 – Bebeto (2)
7-  Brasil 2 x 1 Polônia – Amistoso – 29/6/95 – Túlio (2)
8 – Brasil 2 x 1 Paraguai – Eliminatórias – 10/6/09 – Robinho e Nilmar


Nenhum comentário:

Postar um comentário